- —Avaliar os trabalhos desenvolvidos pelas unidades escolares, na área de linguagem, através dos projetos apresentados.
- —Socializar os trabalhos produzidos pelas escolas inseridas no programa Gestar II.
- —Discutir assuntos pertinentes ao programa Gestar II.
ATIVIDADES DO DIA:
1ª MENSAGEM DO DIA;
2ª AVALIAÇÃO DO PROGRAMA;
3ª APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS: 20 MINUTOS PARA CADA CURSISTA;
4ª ASSUNTOS DIVERSOS: PORTFÓLIO, ENCERRAMENTO DO PROGRAMA, GRUPO DE ESTUDOS PARA O PRÓXIMO ANO, PUBLICAÇÃO DOS PROJETOS NO SITE DO CEFAPRO.
A importância dos projetos como metodologia de trabalho:
Os projetos, por sua vez, têm sido a forma mais organizativa e viabilizadora de uma nova modalidade de ensino que, embora essencialmente curricular, busca sempre escapar das velhas limitações do currículo.
Os projetos são assim porque abrem uma brecha naquela coisa meio morna do dia-a-dia da sala de aula.
Criam possibilidades de ruptura por se colocarem como espaço corajoso, no qual é possível unir a Matemática à Biologia, a Química à História, a Língua Portuguesa à formação de uma identidade cultural.
Trabalhar com projetos é uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações,enfim, de construir conhecimento.
"Quando procuramos oferecer aos jovens uma visualização da beleza e da grandiosidade deste mundo, decerto temos também a expectativa de estar despertando neles o interesse pelos seus elos e correlações internas.“
(K. Lorenz, A Demolição do Homem. São Paulo, Brasiliense, 1986.)