07 novembro 2009

OFICINA DE APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_0">Slide</span> 2
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
  • Avaliar os trabalhos desenvolvidos pelas unidades escolares, na área de linguagem, através dos projetos apresentados.
  • Socializar os trabalhos produzidos pelas escolas inseridas no programa Gestar II.
  • Discutir assuntos pertinentes ao programa Gestar II.

ATIVIDADES DO DIA:

1ª MENSAGEM DO DIA;

2ª AVALIAÇÃO DO PROGRAMA;

3ª APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS: 20 MINUTOS PARA CADA CURSISTA;

4ª ASSUNTOS DIVERSOS: PORTFÓLIO, ENCERRAMENTO DO PROGRAMA, GRUPO DE ESTUDOS PARA O PRÓXIMO ANO, PUBLICAÇÃO DOS PROJETOS NO SITE DO CEFAPRO.

A importância dos projetos como metodologia de trabalho:

Os projetos, por sua vez, têm sido a forma mais organizativa e viabilizadora de uma nova modalidade de ensino que, embora essencialmente curricular, busca sempre escapar das velhas limitações do currículo.

Os projetos são assim porque abrem uma brecha naquela coisa meio morna do dia-a-dia da sala de aula.

Criam possibilidades de ruptura por se colocarem como espaço corajoso, no qual é possível unir a Matemática à Biologia, a Química à História, a Língua Portuguesa à formação de uma identidade cultural.

Trabalhar com projetos é uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações,enfim, de construir conhecimento.

"Quando procuramos oferecer aos jovens uma visualização da beleza e da grandiosidade deste mundo, decerto temos também a expectativa de estar despertando neles o interesse pelos seus elos e correlações internas.“

(K. Lorenz, A Demolição do Homem. São Paulo, Brasiliense, 1986.)

EXPOSIÇÃO DOS PROJETOS
Nos dias 06 e 07 de Novembro realizamos mais um encontro do Programa Gestar II de Língua Portuguesa, com o objetivo de socializarmos os projetos desenvolvidos nas unidades escolares. No dia 06 estiveram presente 9 professores cursistas e no dia 07 um total de 6 professores cursistas. Todos apresentaram (através de slides e explanação oral com amostras das atividades dos alunos) os relatos de seus projetos. No primeiro momento discutimos sobre a importância da metodologia de projetos, bem como os sucessos e fracassos na execução de projetos em sala de aula. O segundo momento foi aberto para cada cursista apresentar seu projeto. A maioria dos projetos foram desenvolvidos por escola com mais de um cursista, porém todos relataram como aconteceu em suas salas de aulas. Os projetos comprovaram a aplicação do Gestar II em sala de aula, pois todos versavam sobre leitura e escrita dos mais diferentes gêneros textuais. Tivemos ótimos trabalhos, alguns dispondo do uso da tecnologia, como o blog criado pelos professores Edivino, Sandra e Rosa da escola 7 de Setembro e o blog da escola Dr. Guilherme, que tem por objetivo divulgar os textos produzidos pelos alunos. Segundo o relato dos professores dessas escolas o blog é um sucesso, pois alunos e pais acessam constantemente e verificam suas produções. Outro projeto bastante interessante foi desenvolvido pelas professoras Hellen, Jaqueline e Catarina da Escola Dr. Guilherme, cujo tema é "Amigo Solidário", em que alunos do 3º ciclo, preparam e aplicam em sala atividades complementares de leitura, escrita e cálculos matemáticos para alunos do 1º e 2º ciclo. Destaco também o projeto da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, cujo tema é "Sexualidade sem Fronteiras", desenvolvido pelas professoras Marciane, Marina e Alex. Assunto bastante polêmico, mas necessário discutir no âmbito da escola. O projeto resultou em textos escritos nos mais diferentes gêneros, peças teatrais, reuniões com os pais e palestras com profissionais da área médica. Na escola 21 de Abril as professoras Celiane e Lediane desenvolveram um projeto bastante interessante a partir do tema: "A importância das fábulas". Os alunos leram e produziram diferentes fábulas e fizeram encenação da fábula : A cigarra e a formiga". A professora Eliane da escola Estadual Francisco Lisboa trabalhou com o tema "Paródias"; através de músicas conhecidas pela garotada era proposto a criação de uma paródia, com tom humorístico e irônico. Para conclusão do projeto, professora e alunos organizaram um momento de apresentação das paródias para toda a escola. A professora Dayhana da escola Marechal Rondon, sempre atenta e disposta a aprender, desenvolveu com os alunos o projeto " A importância da linguagem. Durante os meses de execução foram trabalhados diversos gêneros textuais como: fábulas, HQs, contos, músicas, entrevistas, poemas, acrósticos, cartazes e outros. Os alunos leram bastante para sintetizar todo o assunto entorno do tema. O professor Iranildo da escola Municipal José de Anchieta desenvolveu um projeto com a turma do 3ª fase do 3º ciclo, trabalhando a estrutura da 1ª página de um jornal. Durante o período de execução do projeto, os alunos divididos em grupos realizaram muita leitura e produção. O trabalho ficou bastante interessante porque objetivo proposto era saber como está organizada esta página no jornal e a importância de sua compreensão. Para sintetizar o trabalho o professor organizou com os alunos a exposição dessa página para toda a escola. A professora Lucinéia organizou com seus alunos da escola rural municipal Ponce de Arruda um projeto sobre leitura de diferentes gêneros . Durante os meses de trabalho sobre o projeto a professora propôs aos alunos leitura de livros, entrevistas e pesquisas com moradores da comunidade e confecção de cadernos de receitas culinárias para presentear a mãe no dia de encerramento das atividades relacionadas ao projeto. Nas pesquisas os alunos conversaram com suas mães e discutiram quais receitas são preparadas com maior frequência em suas casas. Na sala de aula, de posse desse material, trocaram as receitas entre o grupo de alunos e cada um organizou seu caderno. As professoras Elani e Eliane da escola Vinicius de Moraes desenvolveram uma feira literária com seus alunos. Durante o período de estudo do projeto os alunos realizaram leitura de diversos livros. Para sintetizar o trabalho a escola organizou dois momentos de leitura com a sua clientela e nestes dias todos os professores participaram desse momento prazeroso que é a leitura. A professora Raimunda da escola municipal Osvaldo Cruz desenvolveu com os alunos da 2ª e 3ª fase do 3º ciclo o projeto “Ler para Ser”, que tinha como foco a leitura e escrita de gêneros textuais diversificados. Através de filmes e leitura de imagens os alunos produziram HQs, textos informativos, pequenas resenhas e poemas. O trabalho ficou bastante interessante porque contou com a participação de algumas mães e outros professores. As professoras Rocir e Silvana da escola 21 de Abril e Nove de Maio, respectivamente, desenvolveram o projeto, por tema: “ Aplicando dados que busquei”, cujo objetivo é desenvolver o hábito da leitura através de textos de diferentes gêneros. No desenvolvimento das atividades os alunos confeccionaram jogos e textos instrucionais sobre o uso desses jogos. A professora Silvana contou com o auxílio do professor de matemática na montagem dos diferentes jogos. O professor Leal, também, da escola Nove de Maio desenvolveu com sua turma de 3ª fase do 3º ciclo um projeto sobre leitura. O trabalho consistia na leitura individual de livros de histórias infanto-juvenil e síntese da leitura para o grande grupo. O professor organizou um momento de lazer, com chá, café e bolo para os alunos apresentarem o assunto do livro lido. Enfim, podemos concluir que tivemos ótimos trabalhos. E todos atenderam satisfatoriamente a proposta do programa. No entanto, é necessário a cada momento repensarmos nossa prática e procurarmos aprimorá-la, pois só assim conseguiremos uma educação de qualidade.