25 maio 2009

5ª oficina- PROJETO Nos dias 22 e 23 de maio realizamos a 5ª oficina, desta vez para discutirmos a elaboração do projeto que cada professor cursista deverá desenvolver, de acordo com a proposta do Gestar II. Os professores foram organizados por escola e desenvolverão um projeto para a mesma, envolvendo um grande número de alunos. No dia 22 a reunião aconteceu com a turma A e participaram 15 professores. No dia 23, fizemos a reunião com o grupo B e estiveram presentes 12 professores cursistas. Em grupo fizemos leitura da entrevista de Fernando Hernandez, concedida à Nova Escola, sobre a proposta de organizar o currículo em projetos e discutimos os objetivos de se trabalhar desta forma. Após, os professores se organizaram por escola e deram início a elaboração do projeto. A-Definição do tema; B-Definição da problemática; C-Embasamento teórico; D-Justificativa; E-Objetivos gerais; F-Objetivos específicos; G-Metodologia; H-Recursos; I-Atividades; J-Cronograma; L-Equipe de trabalho; M-Avaliação. a)TEMÁTICA:(de acordo com o conteúdo -A indicação da temática a ser trabalhada tem que refletir a necessidade que se busca superar. b) SITUAÇÃO/PROBLEMA: dificuldades referentes à temática, que pode ser discutida/solucionada, por meio de intervenção pedagógica. C)EMBASAMENTO TEÓRICO: (textos com base no conteúdo estudado que faça referência ao tema escolhido, à situação-problema que se quer discutir e os objetivos a serem alcançados. d) JUSTIFICATIVA:Procure respostas claras para as seguintes questões: -Por que é importante fazer o projeto?A equipe deve refletir sobre o motivo que faz valer a pena realizar esse projeto. - Quem se beneficiarás? É importante que a equipe relacione quem vai se beneficiar direta e indiretamente com o projeto, detalhando os vários segmentos e concentrando sua atenção nos alunos, razão de ser da escola. " Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto: -O que a escola pretende alcançar com o projeto? O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos? Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto? f) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas. Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados. g) METODOLOGIA: quê envolver como caminhos a serem trilhados para alcance dos objetivos pretendidos (atividades, estratégias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da escola, construção coletiva0. h) RECURSOS:disponibilidade material, tanto física como humana são os recursos que torna exequíveis o projeto. i)ATIVIDADES: Agora é preciso tentar especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto. Faça isso respondendo às seguintes perguntas para cada atividade: O quê? Especifique a atividade a ser realizada. Com que fim? Esclareça quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade. Como? Esclareça os métodos adotados para realizar a atividade. Quando? Esclareça como a atividade vai se situar dentro do período de realização do projeto e da grade curricular. j)CRONOGRAMA:definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos. k) EQUIPE DE TRABALHO: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições. l)AVALIAÇÃO:definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.A avaliação constante é um procedimento que mostra se o que está sendo desenvolvido avança na direção dos objetivos. " A avaliação significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.” (Gandin, 2000)