25 maio 2009
5ª oficina- PROJETO
Nos dias 22 e 23 de maio realizamos a 5ª oficina, desta vez para discutirmos a elaboração do projeto que cada professor cursista deverá desenvolver, de acordo com a proposta do Gestar II. Os professores foram organizados por escola e desenvolverão um projeto para a mesma, envolvendo um grande número de alunos.
No dia 22 a reunião aconteceu com a turma A e participaram 15 professores. No dia 23, fizemos a reunião com o grupo B e estiveram presentes 12 professores cursistas.
Em grupo fizemos leitura da entrevista de Fernando Hernandez, concedida à Nova Escola, sobre a proposta de organizar o currículo em projetos e discutimos os objetivos de se trabalhar desta forma.
Após, os professores se organizaram por escola e deram início a elaboração do projeto.
A-Definição do tema;
B-Definição da problemática;
C-Embasamento teórico;
D-Justificativa;
E-Objetivos gerais;
F-Objetivos específicos;
G-Metodologia;
H-Recursos;
I-Atividades;
J-Cronograma;
L-Equipe de trabalho;
M-Avaliação.
a)TEMÁTICA:(de acordo com o conteúdo
-A indicação da temática a ser trabalhada tem que refletir a necessidade que se busca superar.
b) SITUAÇÃO/PROBLEMA:
dificuldades referentes à temática, que pode ser discutida/solucionada, por meio de intervenção pedagógica.
C)EMBASAMENTO TEÓRICO: (textos com base no conteúdo estudado que faça referência ao tema escolhido, à situação-problema que se quer discutir e os objetivos a serem alcançados.
d) JUSTIFICATIVA:Procure respostas claras para as seguintes questões:
-Por que é importante fazer o projeto?A equipe deve refletir sobre o motivo que faz valer a pena realizar esse projeto.
- Quem se beneficiarás?
É importante que a equipe relacione quem vai se beneficiar direta e indiretamente com o projeto, detalhando os vários segmentos e concentrando sua atenção nos alunos, razão de ser da escola.
" Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto:
-O que a escola pretende alcançar com o projeto?
O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto?
f) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas. Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados.
g) METODOLOGIA: quê envolver como caminhos a serem trilhados para alcance dos objetivos pretendidos (atividades, estratégias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da escola, construção coletiva0.
h) RECURSOS:disponibilidade material, tanto física como humana são os recursos que torna exequíveis o projeto.
i)ATIVIDADES: Agora é preciso tentar especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto. Faça isso respondendo às seguintes perguntas para cada atividade:
O quê? Especifique a atividade a ser realizada.
Com que fim? Esclareça quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade.
Como? Esclareça os métodos adotados para realizar a atividade.
Quando? Esclareça como a atividade vai se situar dentro do período de realização do projeto e da grade curricular.
j)CRONOGRAMA:definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.
k) EQUIPE DE TRABALHO: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
l)AVALIAÇÃO:definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.A avaliação constante é um procedimento que mostra se o que está sendo desenvolvido avança na direção dos objetivos.
" A avaliação significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.” (Gandin, 2000)