27 julho 2009

ANDAMENTO DO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE JUINA - MT

Até o momento realizamos 10 encontros coletivos. Os dois primeiros, com duração de 7 horas, aconteceu no dia 28-03-2009 das 8h às 11:30h e das 13h às 16:30h. Assim que recebemos o material da SEDUC-MT, fizemos uma reunião de 1 hora para a entrega dos kits, aos professores cursitas e explicação do desenvolvimento das atividades. Nos dias 24 e 25 de abril realizamos a 1ª oficina do TP3, com as turmas A e B, com duração de 4 horas. A maioria dos cursistas conseguiram desenvolver as atividades "Avançando na Prática" e entregaram o relatório. Todos os acontecidos foram agendados em fichas de avaliação. Nos dias o8 e o9 de maio desenvolvemos a 2ª oficina do TP3, com duração de 4 horas. Os mesmos procedimentos da oficina anterior foram adotados. Também nesta, alguns professores não trouxeram o relatório nem as amostras de atividades desenvolvidas com os alunos. Chamamos a atenção de todos os professores cursistas no sentido de cumprir os requisitos exigidos pelo programa. Nos dias 22 e 23 de maio fizemos o 5º encontro, com duração de 4 horas cada, atendendo as turmas A e B, e discutimos a elaboração do projeto. Nos dias 05 e 06 de junho realizamos a 1ª oficina do TP4, discutindo sobre Letramento. Cada oficina teve duração de 4 horas e desenvolvemos a análise do poema "Cidadezinha Qualquer" de Carlos Drummond de Andrade, da página 216 do TP4. No dia 20 de junho reunimos as turmas "A" e "B" e trabalhamos o Filme " Os Narradores de Javé". No primeiro momento foi apresentado o filme aos presentes e após discutimos, em grupo, as questões concernentes à história do mesmo. Pudemos observar as práticas de letramento daquela comunidade e a predominância da oralidade. Nos dias 03 e 04 de julho desenvolvemos a 2ª e última oficina do TP4. Neste encontro os professores cursistas trouxeram a lição de casa e socializaram com o grupo as experiências de sala de aula. Na parte III da oficina os professores planejaram uma aula sobre produção textual e interpretação de imagem que está na página 219 do TP4. Ficou acordado que irão aplicar em sala de aula este planejamento e, no próximo encontro, previsto para os dias 17 e 18 de julho trarão o resultado dessa aula para o momento da socialização. Nos dias 17 e 18 de julho desenvolvemos a 1ª oficina do TP5, onde discutimos sobre Estilística e Coerência Textual. Compareceram nesse encontro 14 professores cursistas. No primeiro momento, fizemos a socialização das atividades trabalhadas em sala. Após, fizemos uma análise dos assuntos discutidos nas unidades 17 e 18 do referido do TP. E, em seguida trabalhamos com a oficina de número 9, analisando a construção da coerência textual e os aspectos linguísticos e sócio-comunicativos nos textos publicitários. Dividimos os participantes em grupos e cada um analisou um tipo de texto publicitário, registrando em cartaz, as conclusões discutidas no grupo. Após, cada grupo apresentou aos demais, suas anotações. Interferimos, tecendo comentários e fazendo perguntas sobre o tema analisado. Nos dias 24 e 25 de julho realizamos o último encontro deste semestre. No dia 25, a coordenadora municipal do programa, professora Sônia, esteve presente e pode presenciar os trabalhos desenvolvidos pelos cursistas nas escolas, referente ao Gestar II. Aproveitamos este encontro para exposição dos portfólios de cada cursista. Presenciamos, além das lições de casa, outros trabalhos que os professores desenvolveram durante o semestre, até mesmo com turmas que não são contempladas pelo Gestar II. Enfim, percebemos que os resultados são positivos e os envolvidos estão entusiasmados com os resultados. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Neste período de tempo já realizei diversos plantões pedagógicos, ora em coletivo ora individual. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 14-04 conversei com os professores Leal Ferreira Alves e Maria Brito Domingues, duração de 3 h, esclarecendo dúvidas em relação ao TP3 e o desenvolvimento da proposta do programa em sala de aula bem como a adequação do planejamento de ensino de acordo com a ementa curricular do programa. A reunião aconteceu na escola onde trabalham: "Escola Estadual Ana Néri". ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 16-04 conversei com a professora Marciane Sacht, na escola onde trabalha "Escola Estadual Ezequiel Ramin", por 1h30, esclarecendo dúvidas sobre a estrutura do programa e desenvolvimento das atividades. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 17-04 ofertamos plantão pedagógico, na sede do Cefapro, aos professores Iranildo de Oliveira Nery, Marina Nogueira Leite e Eliane Pinheiro, os três de escolas diferentes. Neste encontro verifiquei o estudo do TP3 realizados por eles, e tiramos dúvidas sobre alguns pontos obscuros das atividades propostas no caderno. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 22-04 visitei a Escola Dr. Guilherme e conversamos com as professoras Catarina Mª Geller e Hellen Carine Folle Zanella, por 1 h, tirando as dúvidas em relação ao estudo dos TPs e uso dos AAS em sala de aula. Na oportunidade também conversamos com a diretora a respeito da sala de professor, onde os cursistas do Gestar de LP e Mat. poderão usar este tempo para estudo dos cadernos, de acordo com a orientação da Seduc-MT. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 06-05 atendi na sede do Cefapro a professora Silvana de Souza Farias, por 2 h, esclarecendo dúvidas sobre o conteúdo do TP3 e orientando o trabalho com os alunos em relação ao programa. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 11-05 atendi a escola Marechal Rondon, por 1 h e30m. As professoras Dayana Dias Sales e Nadir Soares da Silva se reúnem todas as segundas-feiras, no período da tarde, para estudarem os TPs. Na oportunidade observei como andam o desenvolvimento das atividades e esclarecemos dúvidas sobre o estudo dos TPs e uso dos AAAs em sala de aula. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 11-05 das 17:00h às 1900h visitei a Escola 7 de Setembro e conversamos com os professores Edivino Dias Mateus, Sandra Cristina Buchelt e José Salvador Neto, observamos o desenvolvimento das atividades propostas no TP3 e, esclarecemos dúvidas sobre alguns pontos e conversamos também sobre o projeto. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 15-05 atendi no Cefapro a professora Rocir Pereira Celestino, por 2h 30m., conversamos sobre o trabalho em sala, as dificuldades dos alunos e o desenvolvimento das atividades propostas nos TPs, esclarecendo dúvidas e orientando-a nas questões levantadas. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 15-05 atendi na Escola Dr. Guilherme as professoras Hellen e Catarina por 1h30m., esclarecendo alguns procedimentos sobre os"Avançando na Prática" e outras dúvidas pertinentes ao programa. ------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 21-05 conversei com as professoras Lediane Azenha Heneman e Celiane Heneman Franca, orientando-as no estudo dos TPs, esclarecendo dúvidas sobre os questionamentos levantados nos cadernos e desenvolvimento das atividades em sala de aula. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 26-05 atendi na sede do Cefapro a professora Sonia Maria Aparecida de Oliveira, esclarecemos as dúvidas sobre o estudo do TP e aplicação das atividades dos AAAs em sala de aula. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 03-06 conversei com as professoras Jaqueline Bernardini Trentini e Eliane Pinheiro esclarecendo dúvidas pertinentes ao desenvolvimento do programa em sala de aula e estudo dos TPs. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 18-06 visitei a professora Hellen na escola Dr. Guilherme. Observei as atividades que desenvolve com os alunos da sala de articulação e orientamos sobre como trabalhar com as atividades do Gestar. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 30-06 a professora Eliane Pinheiro veio até a sede do Cefapro para tirar dúvidas relacionadas ao desenvolvimento das lições de casa. Orientamos a professora no trabalho com estas atividades e propusemos algumas adaptações. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 06-07 visitei no período das 17:00h às 19:00h a Escola 7 de Setembro. Na oportunidade orientei os professores na elaboração do projeto e ajudei-os na criação de um blog, onde será postado os textos produzidos pelos alunos para divulgação. ------------------------------------------------------------------------------------------- ----- ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM SALA Dia 27-05 fiz acompanhamento pedagógico na sala da professora Rocir Pereira Celestino, na escola 9 de Maio, com uma turma de 2ª fase do lll ciclo. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 27-05 acompanhei, também, a sala da professora Silvana de Souza Farias, da escola 21 de Abril, com uma turma de 3ª fase do lll ciclo. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 28-05 acompanhei o trabalho em sala de aula da professora Marina Nogueira Leite, na escola Padre Ezequiel Ramin, com uma turma de 3ª fase do ll ciclo. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 29-05 Acompanhei o trabalho em sala de aula dos professores Edivino Dias Mateus e Sandra Cristina Buchelt, da escola 7 de Setembro, nas turmas de articulação e 1ª fase do lll ciclo, respectivamente. ----------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 01-06, no período da manhã, acompanhei o trabalho em sala do professor Iranildo de Oliveira Nery, na escola municipal Padre José de Anchieta, turma de 3ª fase do lll ciclo. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 08-06 fiz acompanhamento pedagógico na escola Ana Néri, observando o trabalho dos professores Leal Ferreira Alves e Anna Laura de Almeida Oliveira, turmas de 1ª fase do lll ciclo e 3ª fase do lll ciclo, respectivamente. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 09-06 acompanhei o trabalho em sala de aula da professora Dayhana Dias Sales, na escola Marechal Rondon, numa turma de 1ª fase do lll ciclo. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 17-06 fiz acompanhamento na sala da professora Lediane Azenha Heneman, na escola 21 de Abril, numa turma de 3ª fase do lll ciclo. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Dia 07-07 acompanhei o trabalho em sala de aula da professora Marciane Sacht, na escola Padre Ezequiel Ramin, numa turma de 1ª fase do lll ciclo. --------------------------------------------------------------------------------------------------