-Dar continuidade ao trabalho com gêneros textuais e com o estudo da argumentação;
-Retomar a produção textual, tratando das fases de planejamento, escrita, revisão e edição.
ATIVIDADES DO DIA:
-FILME: VIDA MARIA E COMENTÁRIO;
-ESTUDO DAS UNIDADES 21 e 22;
-SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES;
-OFICINA DO TP6;
-AVALIAÇÃO DA OFICINA.
ATIVIDADE 1
Escolha um provérbio e construa um texto argumentativo em que a tese seja a moral:
Quem tem boca vai à Roma;
Devagar se vai ao longe;
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando;
Antes tarde do que nunca
Quem tudo quer tudo perde.
6. A “árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.” (Provérbio Árabe)
7.“Ser pedra é fácil, O difícil, é ser vidraça.” (Provérbio Chinês)
8. “Ninguém experimenta a profundidade de um rio com os dois pés.” (Provérbio Africano)
9.“Ao término do jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa.”
(Provérbio Italiano)
10. “Quando as armas estão prontas .O bom senso vai-se embora.” (Provérbio Árabe)
11. “Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia” (Provérbio Árabe)
12. “Tudo o que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer...Mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira.”(Provérbio Árabe)
13.“A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, Porque as grandes a gente logo enxerga.” (Provérbio Japonês)
14. “Pouco se aprende com a vitória. Mas muito com a derrota.” (Provérbio Japonês)
Abaixo transcrevemos alguns textos argumentativos, produzidos pelos professores cursistas, em que a tese era uma moral:
TUDO VALE A PENA
Toda conquista está precedida de lutas, diversas lutas, grandes lutas, porém... muitas vezes, com resultados pouco perceptíveis aos olhos da maioria das pessoas.
Em se tratando de educação, os dados apresentados pela mídia são reflexos desta dura realidade. Porém , várias foram as ações que possibilitaram uma estatística com resultados que não satisfazem a nenhum dos segmentos da Unidade Escolar.
Dados estes, que muitas vezes são deturpados por interesses políticos e/ou partiuclares conduzindo a uma compreensão equivocada. No entanto, quando a moeda mostra a outra face e a fragilidade dos argumentos se evidencia, muito timidamente a luta se reinicia , mostrando que ainda existem metas e objetivos a serem conquistados.
Prof@ Marciane Sacht
FASE E FASES
A vida do ser humano é uma sequência de fases, tanto físicas quanto psicológicas.
Assim, enquanto educadores precisamos observar em que etapa cada educando se encontra: na 1ª infância onde mãe é "Deus"? Na 2ª e 3ª infância onde é "Deus no céu e o professor na terra"? Na adolescência "quando eu sei"? |Ou, na fase adulta que é o momento que se percebe o outro como importante em nossa vida?
Portanto, a cada dia que vivemos e convivemos precisamos valorizar o diferente, porque é destas diferenças que a sociedade humana é constituída. E, como educadores percebemos que cada projeto educativo é apenas para um conflito a ser superado para a grande conquista do conhecimento.
O Centro de Estética Cordel promove semanalmente cursos sobre beleza e deixa registrada suas falas sobre o assunto , pontuando, que hoje as pessoas necessitam de cuidados físicos e mentais, e que cuidar bem da aparência é uma exigência do mercado, pois vive à procura de gente com esse perfil.
Por isso, oferecem cursos para quem deseja ingressar neste ramo nas diversas áreas de tratamento estético, como: emagrecimento com saúde, rejuvenescimento facial, tratamento de celulite e gordura facial, remoção de tatuagem e manchas a laser, maquilagem definitiva e outros.
A beleza precisa estar presente em suas vidas, pois o mundo do trabalho quer o que é mais belo de você.
ProfªLucinéia Apª Sanches Hsiozek
No dia 12 de Setembro realizamos esta oficina com o grupo B. Participaram do encontro 6 professores cursistas. Discutimos com o grupo as unidades 21 (Argumentação e linguagem) e 22 ( Produção textual: planejamento e escrita). O objetivo desta oficina era identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos. Na oportunidade, os presentes, puderam expor como acontece o trabalho de produção textual em suas salas de aula, ouvir as opiniões e sugestões colocadas por nós e também pelos colegas. Após as discussões os professores elaboraram um texto argumentativo em que a tese consistia numa moral. Em seguida, fizemos o momento de socialização das lições de casa e desenvolvemos a atividade proposta pela oficina, descrita a seguir:
-------------------------------------------------------------------------------------------------
1ª Desenvolver o fechamento do texto- crônica de Moacyr Scliar " Espírito Carnavalesco" e anotar todos os elementos de planejamento e revisão que ocorreram durante a escrita do restante do texto;
-------------------------------------------------------------------------------------------------
2ª Elaborar um planejamento sobre a utilização desse texto em sua sala de aula;
-------------------------------------------------------------------------------------------------
3ª Apresentar o planejamento e a justificativa aos colegas da oficina.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Solicitei aos professores cursitas que desenvolvessem esta atividade e aplicasse em sala de aula, para no próximo encontro socializar com todo o grupo. A participação nesta oficina foi satisfatória e produtiva.
-------------------------------------------------------------------------------------------------