26 outubro 2009

MINHA BIOGRAFIA

Minha biografia -------------------------------------------------------------------------------------------------- Sou Luciana Ledo Peres Ruis, nasci aos treze dias do mês de Julho de um mil novecentos e setenta e sete, na cidade de Tuneiras do Oeste - Paraná. Aos 5 anos de idade mudamos para o estado de Mato Grosso do Sul, fomos morar no sítio de meu avô, localidade pertencente ao município de Mundo Novo, por nome rua Z. Às vezes, sonho com este lugar de minha infância e me emociono.
Aos 7 anos ingressei na escola rural, que não lembro o nome. Meu primeiro professor foi um homem por nome Lídio. A sala era cheia de crianças, como diziam na época multisseriada. Lá tive o primeiro contato com as letras, gostava de estudar. As brincadeiras de recreio eram fascinantes: roda, barata, esconde-esconde, rouba bandeirinha, casinha de bonecas... O professor dava um tempão para brincarmos.
Estudei nesta escola até meio do ano, daí mudamos para outra linha rural, chamada de Doradão. Não foi legal o primeiro dia de aula nesta escola, a molecada não nos recebeu bem, digo nós porque era eu e meus dois irmãos mais velhos. Mas, logo as coisas se ajeitaram. Nesta escola estudei até a 4ª série com a professora Olga, com a qual tive o prazer de fazer um curso no ano de 1998, na área de Educação Especial, já atuando como professora.
Ao ingressar na 5ª série estudei num vilarejo por nome Jacareí, até hoje a escola está lá e funciona a todo vapor. A 8ª série fiz no distrito de Japorã, lugar que fui morar aos 16 anos de idade e só mudei aos 29 anos, quando vim para Juina-MT.
Quando conclui a 8ª série, minha tia Crizeide me incentivou a cursar o magistério, assim teria possibilidades de lecionar quando concluísse. Ouvi seus conselhos e meu pai efetivou minha matrícula na Escola Estadual Castelo Branco, que fica no município de Mundo Novo-MS e na época era distante de minha casa 20 km Íamos de ônibus escolar, era sofrido, mas bom. Tenho saudades dessa época! No ano de 1993 minha família mudou para o recém criado município de Japorã. Lugar pequeno, bom de viver! Durante a época de magistério, trabalhei como empregada doméstica em diversas casas.
O curso de magistério teve duração de 4 anos. Um casal de professor que tive neste curso hoje são meus cunhados. Nesta escola conheci meu atual esposo: Marcos Morandi. Terminei o magistério no ano de 1995. No ano seguinte, comecei lecionar, para uma turma de pré-escola e cursar o primeiro ano de LETRAS, na FINAV (Faculdades Integradas de Navirái). O curso teve duração de 3 anos. Conclui-o no ano de 1998 e em 1999 fiz especialização, em Língua Portuguesa, na Faculdade São Luis em Jabotical - São Paulo. Já fiz diversos cursos na área de educação, mas de todos vejo o Gestar como um dos mais eficientes, pois concilia teoria e prática e valoriza o conhecimento do professor.
No ano de 1997 trabalhei na secretaria da escola Estadual Japorã, onde mais tarde, no ano de 2000, me efetivei como professora de séries iniciais, através de um concurso público. Lecionei nesta escola por 11 anos, de 1996 a meados de 2007. Em julho de 2000 casei com Elias Massuia da Silva e tivemos um filho, que no dia 30 de novembro deste ano completa 9 anos de idade. Em setembro de 2002 me divorciei e fiquei com a guarda de meu filho.
No ano de 2006 reencontrei Marcos que conheci na época do magistério, e começamos a namorar. No final desse ano me inscrevi para um concurso público, na área da educação, aqui no estado de Mato Grosso e em julho de 2007 tomei posse, mudei para Juina, onde atualmente resido e me casei. Cheguei aqui no dia 14 de agosto e fui lecionar na Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin. Tudo tão diferente, tinha medo do novo! Porém, logo me acostumei e amizades construí.
Continuei lecionando no ano seguinte com turmas de Ensino Fundamental, Médio e EJA, a disciplina de Língua Portuguesa. Este ano fui convidada a ser tutora do programa Gestar II. No começo foi um grande desafio, muitas dúvidas e incertezas, mas confesso que foi de grande importância para minha carreira na educação. Novos horizontes foram abertos; tenho, hoje, um novo olhar sobre o processo de ensinar e aprender.
Também estou esperando um bebê que nascerá no próximo ano, meu segundo filho. Estou feliz. Espero ter muitas histórias para contar...