02 novembro 2009

OFICINA DO DIA 31-10-2009 / GRUPO B TP2 e AAA2 / Unidade 05 e 06

Unidade 5: Gramática: seus vários sentidos

Objetivos:

1- caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;

2- caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;

3- caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo.

A gramática interna e o ensino produtivo

Atividade 1

A– Escreva abaixo o conceito que você tem de gramática. Não se preocupe com termos técnicos. Procure apenas deixar claro seu conceito de gramática.

B – Você trabalha com gramática? Que estratégias emprega no ensino de gramática?

SENTIDOS DA PALAVRA GRAMÁTICA:

- primeiro sentido da palavra gramática: é o conjunto dos recursos

linguísticos que o falante aciona, mesmo inconscientemente, ao fazer uso da língua.

Essa gramática, chamada implícita, internalizada ou interna, vai sendo adquirida pelo falante no contato com outros falantes de seu ambiente e terá, portanto, as marcas dialetais desse(s) grupo(s).

Para o ensino da língua, é essencial o trabalho com essa gramática, que pode e deve ser cada vez mais ampliada, o que se consegue sobretudo pelo ensino produtivo da língua, que privilegia o desenvolvimento da língua “em uso” e pretende desenvolver novas habilidades do falante.

A gramática descritiva e o ensino reflexivo

- procura simplesmente descrever os usos das regras da língua e buscar razões para esses usos, sem a preocupação de rotular os empregos em “certos” e “errados”.

Isso ocorre basicamente por três motivos:

a) a gramática descritiva tem um interesse especial, embora não exclusivo, pela língua na sua forma “natural”, a modalidade oral, uma vez que ela é que é, em princípio, usada por todos os falantes;

a) procurando a descrição da língua à disposição de todos os falantes, não tem interesse exclusivo na norma-padrão ou culta, que, como sabemos, não é usada por todos os falantes;

c) pelos mesmos motivos, não observa especificamente a linguagem literária, pela sua própria possibilidade de “infringir as regras” e criar formas estéticas únicas.

A gramática normativa e o ensino prescritivo

A gramática normativa cria o ensino chamado prescritivo, como se se fizesse um receituário de “boas maneiras lingüísticas”, colocado à disposição dos falantes, especialmente dos alunos.

Uma vez que, nessa gramática, a norma culta parece ser a “língua correta”, a noção de erro e acerto é muito marcante, enquanto nas gramáticas descritiva e produtiva a noção mais importante é a adequação da linguagem a cada situação sociocomunicativa.

Unidade 6: A frase e sua organização

Objetivos:

1 – conceituar e identificar a frase;

2 – estabelecer a diferença entre frase, período e oração;

3 – identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto.

Nesta unidade, vimos um assunto gramatical, um tópico de análise linguística muito simples. Nem quisemos abordar questões polêmicas. Nosso interesse era estabelecer uma forma de abordar um assunto da gramática – A frase e sua organização – e mostrar como cada texto é constituído por frases, escolhidas pelo locutor (falante ou escritor) segundo as condições de comunicação, e que poderiam ter estruturas muito diversas, em outra situação. Mais importante que tudo é, no trabalho com a linguagem, criar para os alunos oportunidades diversas de uso da língua, de modo que eles possam apropriar-se dos mais diferentes tipos de organização da frase.

Mais uma vez, o fundamental é insistir na posição de que só o contexto pode definir a melhor organização da frase ou do período. Portanto, cada caso é um caso. Isso quer dizer que, se às vezes é mais pertinente a frase, ou o período curto; em outras, o mais adequado é o período elaborado com mais orações, marcadas por relações mais complexas.

OBJETIVOS DA OFICINA:

1 – Resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática e o conceito e a constituição da frase e do período.

2 – Aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem (leitura e produção de textos, e análise lingüística).

ATIVIDADE:

ESCOLHER UM DOS TEXTOS APRESENTADOS NO TP E PLANEJAR UMA ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE TEXTO.

RELATÓRIO DA OFICINA

No dia 31-11-2009 realizamos a 1ª oficina do TP2, onde discutimos os três conceitos de gramática e também a organização da frase e do período. Estiveram presentes 5 professores cursistas. No primeiro momento fizemos uma discussão dos conteúdos citados acima a partir das duas perguntas descritas na atividade 1. Após a discussão cada cursista relatou sobre a lição de casa trabalhada durante a quinzena. O terceiro momento foi para a realização da atividade proposta nesta oficina que se encontra nas páginas 149 a 152 do TP2. Fizemos a leitura dos textos e exploramos as telas pintadas por Giuseppe Arcimboldo. Dividimos a turma em dois grupos e ambos escolheram o texto de Maria Clara machado para a proposta de atividades de leitura, interpretação e produção textual. Após o planejamento os grupos expuseram-no a todos os presentes.

A atividade sugerida pelo TP2 fomentou bastante discussão e levou todos a analisarem sobre o que propor para os alunos a partir da leitura do texto citado. Depois de muitas reflexões os grupos chegaram num consenso e desenvolveram sugestões de leitura, interpretação e análise linguística muito relevante para os alunos, respeitando a fase de cada turma.

O último momento foi de avaliação do encontro e apresentação do próximo assunto da oficina. Segundo os cursistas o Gestar II traz novos significados à prática pedagógica e cada oficina contribui pra o enriquecimento profissional.