Unidade 5: Gramática: seus vários sentidos
1- caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
2- caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
3- caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo.
A gramática interna e o ensino produtivo
Atividade 1
A– Escreva abaixo o conceito que você tem de gramática. Não se preocupe com termos técnicos. Procure apenas deixar claro seu conceito de gramática.
B – Você trabalha com gramática? Que estratégias emprega no ensino de gramática?
SENTIDOS DA PALAVRA GRAMÁTICA:
- primeiro sentido da palavra gramática: é o conjunto dos recursos
linguísticos que o falante aciona, mesmo inconscientemente, ao fazer uso da língua.
Essa gramática, chamada implícita, internalizada ou interna, vai sendo adquirida pelo falante no contato com outros falantes de seu ambiente e terá, portanto, as marcas dialetais desse(s) grupo(s).
Para o ensino da língua, é essencial o trabalho com essa gramática, que pode e deve ser cada vez mais ampliada, o que se consegue sobretudo pelo ensino produtivo da língua, que privilegia o desenvolvimento da língua “em uso” e pretende desenvolver novas habilidades do falante.
A gramática descritiva e o ensino reflexivo
- procura simplesmente descrever os usos das regras da língua e buscar razões para esses usos, sem a preocupação de rotular os empregos em “certos” e “errados”.
Isso ocorre basicamente por três motivos:
a) a gramática descritiva tem um interesse especial, embora não exclusivo, pela língua na sua forma “natural”, a modalidade oral, uma vez que ela é que é, em princípio, usada por todos os falantes;
a) procurando a descrição da língua à disposição de todos os falantes, não tem interesse exclusivo na norma-padrão ou culta, que, como sabemos, não é usada por todos os falantes;
c) pelos mesmos motivos, não observa especificamente a linguagem literária, pela sua própria possibilidade de “infringir as regras” e criar formas estéticas únicas.
A gramática normativa e o ensino prescritivo
A gramática normativa cria o ensino chamado prescritivo, como se se fizesse um receituário de “boas maneiras lingüísticas”, colocado à disposição dos falantes, especialmente dos alunos.
Uma vez que, nessa gramática, a norma culta parece ser a “língua correta”, a noção de erro e acerto é muito marcante, enquanto nas gramáticas descritiva e produtiva a noção mais importante é a adequação da linguagem a cada situação sociocomunicativa.
Unidade 6: A frase e sua organização
Objetivos:
— 1 – conceituar e identificar a frase;
— 2 – estabelecer a diferença entre frase, período e oração;
— 3 – identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto.
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Nesta unidade, vimos um assunto gramatical, um tópico de análise linguística muito simples. Nem quisemos abordar questões polêmicas. Nosso interesse era estabelecer uma forma de abordar um assunto da gramática – A frase e sua organização – e mostrar como cada texto é constituído por frases, escolhidas pelo locutor (falante ou escritor) segundo as condições de comunicação, e que poderiam ter estruturas muito diversas, em outra situação. Mais importante que tudo é, no trabalho com a linguagem, criar para os alunos oportunidades diversas de uso da língua, de modo que eles possam apropriar-se dos mais diferentes tipos de organização da frase.
Mais uma vez, o fundamental é insistir na posição de que só o contexto pode definir a melhor organização da frase ou do período. Portanto, cada caso é um caso. Isso quer dizer que, se às vezes é mais pertinente a frase, ou o período curto; em outras, o mais adequado é o período elaborado com mais orações, marcadas por relações mais complexas.
OBJETIVOS DA OFICINA:
— 1 – Resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática e o conceito e a constituição da frase e do período.
— 2 – Aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem (leitura e produção de textos, e análise lingüística).
ATIVIDADE:
ESCOLHER UM DOS TEXTOS APRESENTADOS NO TP E PLANEJAR UMA ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE TEXTO.
RELATÓRIO DA OFICINA
No dia 31-11-2009 realizamos a 1ª oficina do TP2, onde discutimos os três conceitos de gramática e também a organização da frase e do período. Estiveram presentes 5 professores cursistas. No primeiro momento fizemos uma discussão dos conteúdos citados acima a partir das duas perguntas descritas na atividade 1. Após a discussão cada cursista relatou sobre a lição de casa trabalhada durante a quinzena. O terceiro momento foi para a realização da atividade proposta nesta oficina que se encontra nas páginas
A atividade sugerida pelo TP2 fomentou bastante discussão e levou todos a analisarem sobre o que propor para os alunos a partir da leitura do texto citado. Depois de muitas reflexões os grupos chegaram num consenso e desenvolveram sugestões de leitura, interpretação e análise linguística muito relevante para os alunos, respeitando a fase de cada turma.
O último momento foi de avaliação do encontro e apresentação do próximo assunto da oficina. Segundo os cursistas o Gestar II traz novos significados à prática pedagógica e cada oficina contribui pra o enriquecimento profissional.